Escute a rádio Planeta Velocidade!

RAKE! Entenda como funciona

21 de abril de 2021

j

Matheus Abrahão

O termo é utilizado para descrever a “linha” do carro em relação ao solo. Conceito é utilizado pela Red Bull desde 2009.

O angulo de rake é formado pela inclinação do carro em relação ao solo. 

Carros que utilizam esse conceito possuem o bico mais próximo ao solo e a traseira um pouco mais alta. A Red Bull segue este modelo desde 2009, e obteve um enorme sucesso até 2013, onde viu seu carro ser quatro vezes campeão da categoria, e nessa temporada parece estar de volta a fase áurea.

Equipes que utilizam o ângulo de rake, conseguem maior pressão aerodinâmica. Pois transformam o assoalho do carro em um mega difusor, fazendo com que seu carro tenha mais aderência. E isto é muito importante em um carro de Fórmula 1, pois cerca de 45% de toda eficiência aerodinâmica, vem desta parte do carro.

Como dito, carros com este conceito possuem os bicos mais próximos ao chão, e isso faz com que os carros sofram menos com saídas de frente, pois a asa dianteira entrega maior eficiência, fazendo com que os carros apontem em curvas de maneira mais rápida.

Essa divergência de altura da parte dianteira para a traseira é fundamental para o funcionamento perfeito do ângulo rake, já que isso forma uma área de baixa pressão. E como a parte frontal do assoalho é baixa isso acelera o fluxo de ar na região, fazendo com que o ar que passa por cima do carro, tenha menor velocidade, gerando maior pressão, com isso o carro tende a “colar” no asfalto.

E o que parecia ser problema, a altura da traseira do carro, se torna o diferencial, já que com isso as equipes que utilizam rake alto ganhem maior área útil no difusor. Isso faz com que ele trabalhe com maior eficiência para que a traseira também ganhe pressão aerodinâmica.

Isso vem gerando diversas “polêmicas” pelo pitlane, principalmente da Mercedes, onde a equipe alega que os ajustes no regulamento de 2021 (que diminuiu o downforce como um todo) acaba prejudicando, de certa forma, os carros com rake baixo. Então veremos como as equipes se portarão durante a temporada.

Matheus Abrahão

Matheus Abrahão

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais