Escute a rádio Planeta Velocidade!

STOCK CAR: LONGE DE SER DESTINO PARA QUEM ESTÁ EM FINAL DE CARREIRA

17 de março de 2021

j

Marcio de Luca

Neste ano de 2021 a Stock Car abre sua 42ª temporada, e tal como sempre tem ocorrido cada vez mais grandes nomes brasileiros do automobilismo mundial se achegam a categoria, que ano após ano apresenta um grid composto por muitos carros, cuja competitividade se mantém em alta com o passar do tempo.

Diferente do futebol onde muitos jogadores, que saem jovens do Brasil para o exterior e voltam em final de carreira para encerrar seus dias de gramado por aqui, quem tiver em mente que isto existe na Stock Car está redondamente enganado, pois este é um dos campeonatos de turismo mais competitivos do mundo, onde mesmo aqueles que chegaram aos degraus mais altos do automobilismo mundial, penam para se manter em lutas por títulos ou mesmo vitórias na categoria.

Neste ano teremos a estreia de Felipe Massa e Tony Kanaan no grid competindo durante toda a temporada, se juntando a nomes como o de Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta, que participaram até mesmo da Fórmula 1, mas nunca tiveram vida fácil na Stock Car.

Barrichello já foi campeão em 2014, mas em nove anos que está na categoria não conseguiu bater novamente seus adversários. Zonta está no grid desde 2008 e sua melhor temporada foi a de 2020, onde foi vice-campeão. Já Piquet – que vem para sua terceira temporada – em 2020 foi o ano da sua primeira vitória, o que mostra o quão intensas são disputas ao longo dos anos.

Verdade seja dita, de todas as categorias e campeonatos que competem no mundo, a Stock Car está em seu auge e vive um dos momentos de maior competitividade de sua história, deixando para trás campeonatos como o alemão DTM, tido por muitos anos como o maior campeonato de turismo do planeta, mas que viu um 2020 com uma quantidade de carros no grid que seria praticamente a metade da vedete brasileira.

Desde o ano passado a categoria deixou novamente de ser monomarca com a entrada da Toyota, que timidamente colocou apenas quatro carros no grid, mas que neste ano alarga sua participação e, se as especulações estiverem corretas, em 2022 teremos mais um fabricante no campeonato (especula-se que seja a Nissan), o que deverá incendiar de vez nossa jóia da coroa.

Desta forma, com grandes méritos e merecimento devemos dar as boas vindas aos estreantes Kanaan e Massa, mas de antemão já deixá-los bem cientes que não terão vida fácil, pois todos os demais pilotos também não a têm e buscam igualmente o seu merecido lugar ao sol.

Sendo assim, se algum piloto deseja pendurar suas sapatilhas com vida fácil e tranquila, corra da Stock Car!

Fotos Duda Bairros

Marcio de Luca

Marcio de Luca

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais