Escute a rádio Planeta Velocidade!

Stock Car – Mesmo os grandes sofrem

4 de maio de 2021

j

Marcio de Luca

No último final de semana de abril acompanhamos com muita expectativa a abertura da temporada 2021 da Stock Car, o maior campeonato de automobilismo da América Latina e vimos o início da trajetória na categoria de Felipe Massa e Tony Kanaan.

Ambos os pilotos dispensam comentários, sobretudo no que diz respeito ao currículo e capacidade de cada um: Massa teve uma brilhante passagem pela Fórmula 1, pilotando inclusive para a tradicional Ferrari e Kanaan, que seguiu carreira nos EUA, foi campeão da Fórmula Indy (IRL) e já venceu as 500 Milhas de Indianapolis.

Porém, mesmo com tanto sucesso e experiência na carreira, especialmente porque a trajetória dos dois não se resume apenas ao que foi citado acima, esta é a parte mais vistosa. Ao chegarem a Stock Car a vida não foi fácil na estreia e é aí que entra a parte boa da história: não por falta de saber pilotar, mas sim pela alta competitividade da categoria.

Largada da corrida 2 em Goiânia – Foto: Stock Car/Divulgação

Resultados ruins na primeira etapa

Kanaan na abertura da temporada amargou a 27ª colocação na primeira corrida e a 28ª na segunda e Massa, que teve problemas com seu carro na corrida 1, terminou na 23ª posição e já na segunda corrida caiu para o 26º posto.

Massa hoje com 40 anos, corre pela equipe Lubrax Podium (R.Mattheis) que tem no nome um time novo, mas é uma equipe de grande experiência na categoria e que não fica atrás das demais, pelo contrário, sabem de verdade o caminho das vitórias.

Já Kanaan por sua vez, aos 43 anos de idade corre pela FullTime Sports, um dos maiores times da competição, com quatro carros no campeonato e que inclusive tem como piloto Rubens Barrichello, outro ex-Fórmula 1.

Expectativa de melhora pra Massa e Kanaan

Tony Kanaan – Foto: Duda Bairros

Analisando a combinação piloto-equipe, seguramente haveríamos de esperar por vitórias e de fato elas virão, porém a Stock Car não é um campeonato simples de se competir e mesmo os pilotos sendo amplamente rodados no automobilismo mundial, para alcançar a primeira vitória na categoria, cada um dos dois terão que ralar muito, pois o grid é composto por pilotos de grande experiência neste campeonato e isto já é um obstáculo que ambos terão que vencer.

Não tenho dúvidas que ambos irão vencer e até mesmo tal como já fez Barrichello, se sagrarem campeões, mas até lá a maturação ainda deve acontecer e entender realmente como funciona um carro da Stock Car será o ponto de virada de cada um deles.

Felipe Massa – Foto: Stock Car/Divulgação

Mas, o melhor de tudo isso acontecer desta forma (e não apenas com eles, mas com todo e qualquer piloto que chega a categoria), é que para aqueles que acham que a Stock Car é para quem está em final de carreira, a competição mostra que não é bem assim, pois para estar nela e colher bons frutos, o piloto ainda precisa estar em alto nível, algo que para quem está em final de carreira não é muito comum.

A próxima etapa acontece daqui a dois finais de semana em Interlagos, São Paulo e não duvido que tanto Massa como Kanaan já mostrarão uma abordagem diferente na pilotagem, o que seguramente os levará a melhores posições de largada e ao final das corridas.

Sendo assim, não duvido que logo mais estrelas de fora do Brasil não queiram também vir participar de forma integral da Stock Car – a vitrine está cada vez mais vistosa e isto também conta muito!

Marcio de Luca

Marcio de Luca

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais