Escute a rádio Planeta Velocidade!

Stock Car – Software leva equipes a novo patamar na gestão de corridas

4 de maio de 2021

j

Lorenzo Francez

Programa permite a projeção de live timing, estatísticas em tempo real, tempo de pit stops, consumo de combustível, além de ajudar os pilotos e estratégias de equipe

O Brasil tem uma das categorias mais competitivas do mundo, chamada Stock Car Pro Series, que teve a abertura de sua temporada no dia 25 de abril, com duas corridas no circuito de Goiânia. Além de contar com novos pilotos, a categoria implementou um software que pretende aumentar o patamar das equipes no que se diz sobre as gestões de dados relacionados às corridas.

Esse software denominado de Stock Car Racing Systems foi desenvolvido para a categoria ao longo de 2020, e será uma boa e eficiente ferramenta na captação e manuseio de informações. Isto vai aumentar o potencial tanto de pilotos, quanto de engenheiros na hora de tomar as decisões sobre suas estratégias para as corridas.

Análise comparativa de desempenho de vários pilotos com informações detalhadas – Foto: Reprodução

Modernização bem-vinda na Stock Car Pro Series

De acordo com o CEO da Vicar, Fernando Julianeli, a implementação do software moderniza a categoria. “Este é mais um passo que damos na modernização da Stock Car Pro Series”, disse Julianelli

Sobre o software o CEO explica de que modo ele pode ampliar ainda mais a categoria, no aspecto de tecnologia. “Além de dar às equipes uma visão 360 do que acontece no ambiente e nos seus carros, futuramente esse software também será a base para a captação de dados que serão usados nas transmissões. Essa integração acontecerá gradativamente. O primeiro estágio é um período de aclimatação dos engenheiros e pilotos, para depois partirmos para o uso das informações de forma mais ampla, o que vai beneficiar especialmente o público que acompanha as corridas”, completa o executivo.

Engenheiros auxiliados pelo Stock Car Racing System

Painel principal mostra tempos e consumo de combustível em tempo realFoto: Reprodução

O Stock Car Racing System é mais do que uma central de informações para as corridas, na verdade ele pode ser um dos grandes recursos para os engenheiros. De acordo com o líder de tecnologia de competição da Vicar e gestor de software, Clayton Martins, o Stock Car Racing System, apresenta estatísticas completas sobre elementos vitais em um carro de corrida, porém também realiza projeções sobre fatores decisivos, tais como consumo de combustível, duração de parada no boxe em tempo real. Deixando piloto e engenheiro conscientes sobre se sua estratégia na corrida vale a pena.

Além disso o programa também disponibiliza informações sobre ambiente onde acontece a etapa, gerando uma série de dados importantes, que podem afetar o comportamento do carro. “Com os dados é possível determinar, por exemplo, a hora exata de se colocar pneus novos e com quantos litros abastecer o tanque, de forma a carregar menos peso. Todos esses parâmetros são corrigidos em função do que está acontecendo na corrida em tempo real. É uma ferramenta inteligente. Mas a decisão ainda será do piloto ou engenheiro”, continua Martins.

Pilotos também ganham com o software

Já falamos sobre a ajuda que o software traz para as equipes e engenheiros. Mas será que os pilotos também se beneficiam desta novidade? Segundo Martins o software permitirá a análise de melhora do piloto, ou seja, ele vai poder fazer comparações com outros pilotos, deixando claro o que ele precisa melhorar.

Painel no modo corrida dos parceiros de equipe Rubens Barrichello e Matías RossiFoto: Reprodução

No caso os pilotos terão a sua disposição, como está a porcentagem de aplicação do freio, do acelerador e o giro do volante, tudo isso podendo ser feito em tempo real, conforme comenta o especialista da Vicar.

A adesão a esse software além de trazer uma variada gama de informações, propicia tomada de decisões mais rápidas e precisas. “Uma decisão errada joga sua corrida fora. Já vimos isso acontecer milhares de vezes no automobilismo. A maior quantidade de dados e as várias formas de interpretá-los oferecidas pelo software vão reduzir a margem de erro. Mas não eliminam a essência do esporte, que é assumir riscos controlados para ser melhor que o concorrente”, finaliza Clayton Martins.

Desta forma, poderemos perceber a Stock Car Pro Series indo a passos largos para continuar sendo a categoria mais importante no automobilismo brasileiro, a mais competitiva e agora a mais tecnológica.

Lorenzo Francez

Lorenzo Francez

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais