TCR realiza Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021

4 de março de 2020

j

Assessorias de Imprensa

TCR

Com corridas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, evento terá o mesmo pacote técnico das demais séries TCR pelo mundo. 

A América do Sul é o próximo destino dos eventos do TCR, com a chegada da categoria global de carros de turismo em 2021. 

A expansão foi assegurada com a aprovação do plano de promoção do campeonato TCR Sul-Americano pela CODASUR (Confederação Sul-Americana de Automobilismo).

O Sul-Americano de Turismo terá oito eventos em quatro países, sempre com duas corridas por encontro. Passará por pistas de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

Marcello Lotti, presidente do WSC Group, entidade proprietária do conceito e pacote técnico do TCR declarou: “Esta é uma grande conquista para nossa organização e coroa os esforços de nossos parceiros sul-americanos. Era nosso desejo exportar o conceito do TCR para a América do Sul, uma região onde as competições de turismo têm enorme popularidade. Estou certo de que vai agradar as montadoras que se comprometeram com o TCR -e penso especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo”.

Competidores argentinos do WTCR, Esteban Guerrieri e Nestor Girolami receberam o anúncio com entusiasmo.

“O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos. O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países. O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP”, explicou Guerrieri.

Girolami acrescentou: “É o momento ideal para a região ter seu campeonato TCR. Se considerarmos a quantidade de marcas que já fabricam carros de competição para este regulamento, é uma oportunidade perfeita. Pilotos e equipes diferentes podem bater roda em igualdade de condições. E, mais ainda, falando do ponto de vista de um profissional das pistas, é uma opção de carreira interessante para os jovens talentos que podem iniciar no Campeonato Sul-Americano e traçar um plano de carreira até a divisão global, disputando o WTCR. Como piloto Honda, defender a marca neste novo campeonato e vê-la exibir sua linha de produtos na América do Sul”. 

O paranaense Augusto Farfus também destacou a competitividade do TCR, inclusive deixando aberta a porta para competir no Sul-Americano da próxima temporada: “O TCR é o campeonato que mais cresceu no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo planeta. Participei em 2019 no WTCR e continuo envolvido com carro de turismo nesta temporada. Ver um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão das montadoras, é importantíssimo. Vai abrir portas e um novo mercado. É um campeonato que tem um custo relativamente baixo para as montadoras e tem um impacto muito grande na mídia. As corridas são sempre muito, muito disputadas e tenho certeza que o público vai gostar bastante. Quem sabe é uma boa oportunidade para eu voltar a correr na América do Sul fazendo algumas provas também”.
 
Sobre o TCR:
O conceito do TCR foi desenvolvido em 2014 com um pacote técnico e desportivo pautado pelo controle de custos e competitividade. São elegíveis carros de tração dianteira com motores de linha turbo com capacidade de até 2.0 litros.
Além da Copa do Mundo de Turismo da FIA (WTCR) e do FIA Motorsport Games realizado pela primeira vez em 2019 e previsto para acontecer novamente nesta temporada, os eventos de sprint do TCR são disputados em 15 campeonatos nacionais e outros sete regionais (Ásia, Europa, Leste Europeu, Ibérico, Escandinávia, Ásia-Pacífico e Países Bálticos). Há também categorias de endurance em disputa. O rol de montadoras homologadas para os campeonatos de TCR é vasto e em 2019 ostentava marcas como Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai, Kia, Lada, Lynk & Co, MG, Opel, Peugeot, Renault, Subaru e Volkswagen. O pacote desportivo autoriza as montadoras a desenvolver, homologar e construir os carros de TCR disponível no mercado para equipes clientes que irão preparar as máquinas com suporte técnico dos fabricantes. 

Assessorias de Imprensa

Assessorias de Imprensa

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais