Escute a rádio Planeta Velocidade!

WEC – Poucos brasileiros, mas uma boa fase

3 de maio de 2021

j

Marcio de Luca

No último sábado tivemos a abertura da temporada 2021 do WEC, o mundial de endurance, no excelente circuito belga de Spa-Francorchamps, uma pista rápida, longa e cheia de trechos de diferenciam “os homens dos meninos”.

Neste ano, tirando a classe LMP2, temos brasileiros representando nosso país em todas as demais e podemos dizer que começamos o mundial deste ano com o pé direito, já que nessas três classes que estamos representados, tivemos um verde e amarelo no pódio.

LMh: André Negrão conquista um bom segundo lugar

André Negrão terminou em segundo na LMh – Foto: WEC/Divulgação

Na classe de topo, depois de uma intensa luta pela ponta, o Alpine A480 em que corre André Negrão cruzou a linha de chegada na segunda posição, um grande feito sobretudo se levarmos em consideração que a Toyota, vencedora da etapa, possui um carro com tecnologia híbrida e já faz parte completamente do novo regulamente, ao passo que o modelo francês é nada menos que o R13, carro que a Rebellion Racing disputou a temporada passada e encerrou sua passagem no WEC – ou seja, um LMP1 “rebatizado” para LMh.

Se por um lado o A480 já um carro bem desenvolvido, por outro, sua tecnologia está desatualizada e se já no ano passado não tinha condições de fazer frente aos Toyotas, podemos imaginar que o esforço deste ano será igualmente grande para pelo menos se igualar a eles.

Daniel Serra se esforça e sobe ao pódio na WEC LGMTE PRO

Daniel Serra a direita da foto conquistou o terceiro lugar na sua categoria – Foto: WEC/Divulgação

Falando dos GTs, na LMGTE PRO, vimos um excelente Daniel Serra a bordo de uma Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse, uma das melhores equipes do campeonato, que apesar de não ser um time de fábrica, corre com o apoio da Ferrari, cruzar a linha de chegada na terceira posição, atrás apenas do carro companheiro de equipe e do Porsche 911 RSR-19 do time de fábrica alemão.

Outro feito memorável do brasileiro, sobretudo pelo esforço que teve que fazer para participar da etapa, já que no final de semana anterior esteve em Goiânia, GO, na abertura da temporada Stock Car, onde venceu a primeira prova do ano. O piloto não participou inclusive no Prologue, a pré-temporada do WEC, mas esteve em pista na corrida e mostrou o seu excelente ritmo e forma, para subir ao pódio em sua classe.

Felipe Fraga faz bonito na WEC LMGTE AM

Já na LMGTE AM vimos Felipe Fraga da TF Sport correndo com um Aston Martin Vantage AMR chegar na segunda posição da sua classe, nesta também corre Augusto Farfus e Marcos Gomes, juntos no carro do time de fábrica da Aston Martin e que chegaram na sexta posição.

Fraga aos poucos também vem galgando posições no endurance mundial e este feito na abertura do campeonato, mostra sua maturação e adaptação a categoria, onde devemos nos lembrar que ele até pouco tempo era piloto da Stock Car, tal como Gomes também é e passou pela mesma correria a que Serra foi submetido.

Felipe Fraga celebrando o segundo lugar – Foto: WEC/Divulgação
Fraga e seu Aston Martin – Foto: WEC/Divulgação

Apenas como efeito de comparação do tamanho do feito dos brasileiros, sobretudo os de Negrão e Serra, o recorde da pista na classe LMh é de Sébastien Buemi, vencedor da corrida e na classe LMGTE Pro, o recorde é de Kevin Estre, que também venceu a etapa em sua categoria.

E para fechar a linha de raciocínio sobre a altíssima qualidade de cada um dos nossos pilotos em questão: todos que foram ao pódio terminaram a prova na mesma volta do líder, sendo que os que vieram imediatamente atrás deles, terminaram a corrida uma volta atrás.

Desta forma, o que consigo perceber neste momento é que temos ótimos pilotos representando o Brasil no Campeonato Mundial de Endurance deste ano e não apenas pelos resultados nesta prova de abertura, mas pelo conjunto da obra de cada um, temos grandes chances de trazer para o nosso país um grande troféu das 24 Horas de Le Mans, a cereja do bolo quando o assunto são provas de longa duração.

Marcio de Luca

Marcio de Luca

Período

Categorias

Siga nossas redes sociais