O GP da Áustria da Fórmula 1, é uma das corridas mais esperadas da temporada, já que normalmente ela proporciona boas disputas e muitas ultrapassagens.
E dessa vez Max Verstappen largaria na liderança, com Lando Norris em segundo e a expectativa de uma boa disputa entre eles novamente, com várias outras equipes lutando pelas posições no pódio.
Já na largada vimos que 19 carros largaram com pneus médios, com apenas Guanyo Zhou se arriscando com pneus duros em uma estratégia diferente, tentando se recuperar da última colocação e largando dos boxes.
E com as luzes apagadas, Max Verstappen largou muito bem e abriu uma vantagem para Norris, com George Russell tentando se aproveitar e ganhar essa segunda colocação colocando pressão sobre Norris.
E um pouco atrás Oscar Piastri largou mal, perdeu várias posições, com Charles Leclerc também não saindo nada bem e ainda sofrendo um toque com Piastri, estragando sua asa dianteira e tendo que ir para os boxes logo na volta 1.
Lá na frente, Verstappen conseguiu abrir uma distância maior que um segundo nessa primeira volta e se protegeu da abertura de Asa Móvel nas voltas seguintes.
E na volta 3, Lewis Hamilton abriu a Asa Móvel e ganhou a posição de Russell, que se recuperou na curva seguinte e ganhou de volta a terceira colocação em cima de seu companheiro de equipe, e quem tentou se aproveitar dessa disputa foi Carlos Sainz, que ganhou a 4ª colocação de Hamilton na volta a 7.
Enquanto isso, Verstappen abriu uma vantagem bem tranquila lá na frente, ficando 3 segundos à frente de Norris na volta a 8.
Tirando Verstappen que estava muito forte, nas voltas iniciais vários carros disputavam posições, como Hamilton e Sainz, Piastri, Pérez, Magnussen e Ocon e vários outros com muitas ultrapassagens acontecendo.
E aproximadamente na volta 10, vários carros já começaram a fazer suas paradas nos boxes para se livrar do pelotão e quem sabe, fazer algumas voltas rápidas e dar o undercut nos carros da frente.
E lá no fundão, Leclerc que perdeu muitas posições no início da corrida tentava se recuperar, mas seu carro estava muito fraco com ele perdendo posição na pista até mesmo para Alex Albon da Williams, tanto que na volta 17, Leclerc foi novamente chamado para os boxes para trocar de pneus, já que a Ferrari notou que o desempenho estava muito ruim com pneus duros e voltou para os médios.
Na volta 20, Verstappen tinha um pouco mais de 5 segundos para Lando Norris, com a vantagem não aumentando muito mais do que isso nessa fase e Verstappen provavelmente economizando um pouco de pneus.
4 voltas depois, Verstappen e Norris foram para os boxes ao mesmo tempo e colocaram em seus carros pneus duros usados, com ambas as paradas sendo muito boas e os pilotos voltando à pista com os mesmos 5.5 segundos de diferença para o outro.
Mas, nessa parada Verstappen foi investigado por ter sido liberado muito em cima do carro de Norris, com o Norris reclamando que eles quase se tocaram, o que poderia render uma punição para Verstappen e quem sabe, movimentar a corrida, dando uma chance de Norris ganhar essa posição.
Até falando em punição, nessa fase, Alonso recebeu uma punição de 10 segundos por uma colisão e Hamilton recebeu 5 segundos por queimar a linha branca na entrada dos boxes. Sérgio Pérez também recebeu uma punição de 5 segundos por exceder o limite de velocidade nos boxes e na volta 35 Leclerc novamente precisou parar numa péssima corrida do piloto da Ferrari, que colocou novos pneus e voltou em busca de pelo menos conseguir pontuar.
Na volta 40, Verstappen entrou no rádio e reclamou que de repente os pneus perderam muito desempenho, com a vantagem dele para Norris sendo de 8 segundos nesse momento e um dos pontos fortes do carro da McLaren sendo justamente o desempenho com os pneus mais gastos. Com isso, Norris começou a cair o tempo e em menos de duas voltas diminuiu essa desvantagem em mais de um segundo e meio, chegando na volta 46, a 6 segundos atrás de Verstappen. Na volta 48, Verstappen conseguiu abrir uma vantagem para Norris novamente, mas reclamava no rádio dizendo que não conseguiria manter esse ritmo por muito tempo.
E pouco atrás, Oscar Piastri foi para cima de Lewis Hamilton e assumiu a terceira colocação em uma boa corrida de recuperação do piloto da Mclaren.
Já na volta 51, depois de várias reclamações de Verstappen ele foi chamado para os boxes para sua última troca de pneus, com Lando Norris usando a mesma estratégia, com a Red Bull cometendo um erro e perdendo muito tempo e Norris voltando bem mais próximo a apenas 2.8 segundos atrás e logo na primeira volta após sair dos boxes, Verstappen cometeu um erro e deu uma travada com esses pneus novos, perdendo mais um segundo para Norris, que ficou a menos de dois de diferença.
Na volta 53, Lando Norris já estava a menos de um segundo de diferença e dessa volta já poderia utilizar a asa móvel para cima de Verstappen e prometendo uma disputa boa nessa reta final de corrida.
Na volta 55, Norris começou a tentar a ultrapassagem em Verstappen que estava dando o seu melhor para fugir da zona de abertura de asa móvel, mas estava difícil naquele momento, pois o rendimento da Mclaren estava ótimo.
Na volta 57, Verstappen avisa a sua equipe que seu carro estava sem aderência, faltando apenas 14 voltas para o final.
Por fim na volta 59, Lando Norris conseguiu ultrapassar Max Verstappen, mas cometeu um erro ultrapassando os limites de pista e teve que devolver a posição para o piloto da Red Bull e nessa disputa Norris reclamava muito que Verstappen se movimentava exageradamente nas tentativas de ultrapassagens dele o que não se pode fazer segundo regulamento.
Na volta 63, novamente Norris foi para a tentativa de ultrapassagem, com Verstappen espalhando um pouco mais além do normal e levando Norris para fora da pista, porém o piloto da Red Bull entendeu que não seria necessário entregar a posição para Lando Norris.
Já na volta 64, em uma nova tentativa de ultrapassagem os dois pilotos se tocaram e tiveram problemas em seus pneus, com os dois se arrastando na tentativa de levarem os carros aos boxes e com isso George Russell assumia a liderança da corrida de uma forma inesperada na reta final de corrida.
E com a corrida aberta Oscar Piastri foi para cima de Carlos Sainz e assumia a segunda colocação.
Voltando a falar de Lando Norris, ele teve que abandonar a corrida devido aos danos em seu carro, já Max Verstappen conseguiu voltar na quinta colocação, mas sendo considerado culpado pelo acidente entre os dois e recebendo uma punição de dez segundos, uma punição injusta já que Lando Norris teve que abandonar enquanto o piloto da Red Bull considerado culpado ainda conseguiu pontuar.
Já lá na frente Russell conseguia manter um bom ritmo e deixava Piastri a mais de 2.5 segundos atrás levando a equipe Mercedes então a vitória, algo que não acontecia desde 2022.
Confira o resultado completo do GP da Áustria de Fórmula 1:
1) George Russell (Mercedes), 71 voltas
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), +1.906
3) Carlos Sainz (Ferrari), +4.533
4) Lewis Hamilton (Mercedes), +23.142
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), +37.253
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), +54.088
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), +54.672
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +1’00.355
9) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT), +1’01.169
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault), +1’01.766
11) Charles Leclerc (Ferrari), +1’07.056
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +1’08.325
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +1 volta
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), +1 volta
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), +1 volta
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), +1 volta
17) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), +1 volta
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), +1 volta
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), +2 voltas
20 – OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes), Abandono