No ano em que fará sua primeira prova no exterior, a categoria-escola projetada pela FIA amplia as oportunidades de aprendizado das mais novas promessas do automobilismo sul-americano
Mais aprendizado — Como cada rodada tem três corridas, com o aumento do número de etapas, a quantidade de provas totais em 2024 subirá de 18 para 24. Além disso, até o ano passado, a Fórmula 4 Brasil tinha a seguinte formatação para o fim de semana: as provas mais longas de cada etapa tinham duração de 25 minutos, enquanto a disputa mais curta do fim de semana contava com 18 minutos. Para 2024, o tempo de corrida foi estendido: as provas 1 e 3 agora terão 30 minutos, enquanto a segunda prova da rodada vai ter 20 minutos.
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(Victor Eleutério/Vicar)
Somente em tempo de corrida, cada competidor terá cerca de dez horas de disputas na temporada 2024. A título de comparação, nos dois primeiros anos da categoria entregou tempo total de corrida de quase sete horas. Ou seja, um ganho bastante representativo e importante para o desenvolvimento de um jovem piloto.
Sobre treinos livres e classificação, o formato se mantém para 2024. Sempre às sextas-feiras, serão realizados dois treinos livres, com duração de 40 minutos, além da sessão classificatória, de 20 minutos, que vai determinar o grid de largada das corridas 1 e 3.
Para a primeira prova do dia, o grid será definido pela segunda volta de cada piloto na classificação, enquanto para a terceira e última disputa do fim de semana, o melhor tempo de cada competidor vai contar para o alinhamento. A segunda corrida da rodada terá seu grid determinado pela ordem da primeira prova, com a inversão dos oito primeiros colocados.
“Começamos nossa terceira temporada trazendo novidades boas e sempre buscando a evolução do nosso campeonato e dos pilotos, o aprendizado e a formação dos nossos novos talentos. O aumento de seis para oito etapas é muito importante: a Fórmula 4 da Itália e da Espanha, por exemplo, fazem sete rodadas por ano, então conseguimos dar um grande salto nesse aspecto, além de sairmos do país pela primeira vez para competir na Argentina”, salientou.
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(Duda Bairros/Vicar)
“Será uma grande oportunidade de expandir nosso calendário para fora do Brasil. Já temos um argentino confirmado no grid [Gino Trappa], e essa internacionalização faz com que possamos divulgar ainda mais nossa categoria. O sucesso do projeto está baseado no fato de que, dentro de um super evento, que conta com corridas da Stock Car e a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, entregamos o melhor custo-benefício com o mesmo equipamento que é usado na Europa. Ou seja, teremos pela frente tudo para entregarmos uma ótima temporada”, concluiu Fráguas Filho.
Calendário — A temporada 2024 tem previsão de passar por seis circuitos diferentes, fato inédito na história do BRB Fórmula 4 Brasil. A maior novidade será a inclusão de etapa a ser disputada na Argentina, nos dias 5 e 6 de outubro. A rodada de abertura será disputada no Autódromo Velocitta, que também será palco da terceira jornada do campeonato, em junho.
O principal palco do campeonato será o Autódromo de Interlagos, localizado na Zona Sul de São Paulo. O ‘templo do automobilismo brasileiro’ receberá três etapas do calendário: entre 20 e 21 de abril; nos dias 2 e 3 de novembro, pela segunda vez como preliminar da Fórmula 1, e fecha a temporada nos dias 14 e 15.
O campeonato também vai passar pelo Planalto Central: Goiânia receberá novamente o BRB Fórmula 4 Brasil entre 27 e 28 de julho, na semana de comemoração do aniversário de 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna, enquanto Brasília será o cenário da categoria-escola nos dias 23 e 24 de novembro.
BRB Fórmula 4 Brasil, temporada 2024
Formato da competição
Oito etapas
24 corridas
16 provas de 30 minutos
8 provas de 20 minutos
Mais de dez horas apenas de corridas
Cronograma da etapaSexta-feira
Treino livre 1, 40 minutos
Treino livre 2, 40 minutos
Classificação, 20 minutos
Sábado
Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela segunda volta mais rápida da classificação
Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da Corrida 1
Domingo
Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela volta mais rápida da classificação
CalendárioEtapa / Data / Local
1ª – 24/03 – Velocitta (SP)
2ª – 21/04 – Interlagos (SP)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP)